Projectos e Concertos

A Arte Que Ecoa

A Lucengomono Artes desenvolve projetos e rubricas artísticas, educativas e culturais que promovem criação, reflexão, formação e intervenção comunitária.
Cada iniciativa nasce da necessidade de dialogar com a sociedade através da arte, da palavra, do som e do pensamento crítico.

A arte como conhecimento. A cultura como consciência.

Projectos e Programas

Projecto Manguxiandu

Arte, Educação e Comunidade

É um projecto de voluntariado e desenvolvimento comunitário com um impacto territorial, que combina arte, educação e turismo para transformar a vida da Província de Icolo e Bengo – berço do Fundador da Nação, o Dr. António Agostinho Neto. É um projecto de desenvolvimento local sustentável, com periodicidade anual, podendo ser de abrangência nacional, desde 2013, que valoriza a identidade cultural, gerando oportunidades económicas, posicionando a província como destino turístico emergente em Angola.

Objectivo Geral: Promover o desenvolvimento cultural, educativo e turístico da Província de Icolo e Bengo, fortalecendo a identidade local e a cidadania através das artes, da leitura e da valorização da memória histórica de António Agostinho Neto.

Objectivos específicos: Descentralizar a produção e o acesso á cultura nacional; Valorizar a memória histórica e simbólica do Dr. António Agostinho Neto; Transformar vida dos munícipes de Icolo e Bengo através do ensino da arte e educação; Estabelecer um modelo sustentável de economia criativa e turismo cultural; Fortalecer parcerias institucionais, garantindo a sustentabilidade e a legitimidade cultural do projecto.

Pilares de acção:

Temporada Infanto-Juvenil Manguxiandu – anual, realizável no período lectivo, inserindo: Oficinas semanais de leituras, escrita criativa, teatro (teatro ambiente, teatro saúde), arte capoeira e música (musicoterapia) em comunidades e escolas; Bibliotecas móveis com livros de autores nacionais e internacionais; sessões de narração oral, masterclasses, declamação, cinema educativo, rodas de conversa com idosos, escritores e líderes comunitários;
Festival Manguxiandu – Katete- Terra das Artes, da Promessa e da Liberdade (ultima semana de Maio ou inicio de Junho de cada ano, inclui: feira e exposição multi étnico cultural, galas, homenagens, conferências, espectáculos, concertos, master classes, debates, mesas redondas, sessões de cinema e novas mídias, rodas de capoeira)
Produção e Lançamento de Antologia Internacional Manguxiandu (Poesia e Música).

PEFU

Programa Estágio Formativo Universitário

Tem como objectivo permitir o acesso a práticas multidisciplinares, tornando o estudante ou praticante mais competente, colocando-lhe a prova do seu próprio conhecimento e da sua capacidade criativa autónoma
No primeiro âmbito privilegia a pesquisa em torno as metodologias de investigação das disciplinas histórico-filológico-interpretativas ligadas ao estudo das linguagens dos bens artísticos e do espetáculo (novas mídias, cinema, tv, teatro, música, jornalismo e comunicação, artes plásticas, dança, línguas e literaturas).
Enquanto no segundo âmbito aponta fazer atingir aos estudantes, especialistas ou praticantes, competências artísticas-projectuais-operativas, tanto teórico-metodológico, quanto praticas no campo das disciplinas acima referenciadas, com particular atenção as experiências da escritura-histórico-critico teatral, cinematográfica, literária, produção multimídia, montagem e distribuição de espetáculos.

Programas de Rádio

Makinumatiku

Programa Makinumátiku (Rádio Tocoista 89.10 – radiotocoista.net), desde 24 de Setembro de 2016 Makinumátiku é um programa de cultura e artes, com espaço de pedagogia, reportagem, entrevista de perfil, agenda cultural, voz do ouvinte, e um espaço de crítica artística, conversa sobre a produção artística e cultural em Angola, onde os acontecimentos geram: o contraditório, a polémica, a convergência ou não!
Slogan: Makinumátiku: nós é aqui, aqui só!

Hora da Letra

Hora da Letra (Rádio Tocoista 89.10 – radiotocoista.net), desde 05 de Agosto de 2021 É um programa temático sobre literaturas, que inclui duas rubricas: Conversa com o Escritor: entrevista de perfil, com um escritor de reconhecido mérito literário; Alva da Palavra – luz sobre letras: espaço de debate e crítica sobre as obras literárias lançadas, divulgação de eventos literários e outros fenómenos literários

Conversas de Autocarro

Conversas de Autocarro (RCA- Rádio Cultura Angola, 96.50 – RNA), desde 31 decAgosto de 2023 É um programa temático sobre teatro, que inclui momentos de entrevista de perfil – voz teatro, momentos de pedagogia, divulgação teatral, debate e um olhar crítico sobre a produção teatral em Angola.

Concertos e Grupos

POESCULTURA – (Otília Adriano)

É um programa semestral de declamação de poesia e prosa, que une gerações com o objectivo de promover a declamação como meio de manifestação cultural e de expressão artística de grande valor na formação da personalidade humana. PoesiCultura apresenta-se como um evento relevante para agregar pessoas e promover o livro e incentivar a leitura de autores nacionais e internacionais.

Concerto METÁFORAS DE ISAU BAPTISTA

É uma proposta de interpretação da trova à música popular angolana, da música afrikana à música sacra e clássica internacional. Uma viagem experimental que reúne saberes com linguagens da diversidade para expressar ideias e emoções culturalmente ricas de simbolismos e força ancestral.

SARAU DE NKMBO – (Banda Essencial)

Nkembo é o género artistico da fé que moldou gerações de músicos em Angola. É uma revisitação do cancioneiro Tocoista, homenageando fíguras e lugares do tocoismo pelo contributo no desenvolvimento e expansão da música popular instrumental angolana.

Concerto TOCAR ANGOLA – (Mário Gomes)

Tocar Angola é uma revisitação do cancioneiro da música popular angolana por Mário Gomes, proporcionando uma viagem de lugares e reencontros para alimentar a alma. É uma experiência musical que permite reencontrar-se com a essência e questionar o estado da música actual e os factos sociais. Uma proposta de transfiguração artística com uma linguagem própria e diversificada com a criação de elementos dramáticos e outras interpretações marcantes da história contemporânea dos povos em Angola.

Concerto KAMBZA SOUL – (Max de Jesus)

Kambanza Soul, traduzido para o português, “A alma da Guitarra”. Conceito composto por duas palavras em idiomas diferentes, Kimbundu e inglês, visa apresentar em panorama erudito a simbiose musical da veia ancestral e o contemporâneo estampados na matriz académica da performance e ensino expansivo da Guitarra de Concerto, protagonizado pelo Guitarrista, Max de Jesus

Concerto CONTOS DE MEU PAI – (Obadias Correia)

É um concerto trovadoresco que ressalva a originalidade e a pureza da trova Angolana, com realce para a valorização das línguas nacionais. Obadias Correia, propõe um concerto intimista experimental denominado Contos de Meu Pai, homenegeando aquele que lhe deu a arte de tocar e cantar, como simbolo patriotismo. Uma viagem nostálgica ao cancioneiro trovadoresco Angolano, como forma de apresetnação de temas de sua autoria tal como: Esili bomoy, Angola te Espera, a Patria eu Aceitei e Contos de Meu Pai, acompanhados por instrumnentos de cordas e percurssão.

Concerto OMELE

É um programa anual, referente ao programa de apresentação da cantora e interprete Melvi Lumbungululo, Omele, amanhecer, em língua umbundu, uma proposta musical que visa unir a música tradicional e popular angolana ao canto lírico, inserindo novos elementos estéticos.

Concerto NTEMO – (Tina Bunga)

É referente ao programa de apresentação da cantora e interprete Tina Bunga, propondo a apresentação anual em distintos lugares. Ntemo, luz, em língua kikongo, uma proposta musical que visa revisitar a música tradicional e popular angolana.

Trio 18 Cordas

Centra-se nas habilidades distintas de três mestres em guitarra, que se unem, dialogando, comunicando-nos com as suas cordas ao ritmo viajante ancestral, onde o semba, o jazz, o nkembo, a música universal de todos os ritmos encontram-se para questionar e manifestar as inquietações do homem e da natureza com uma progressão artística, esteticamente refinada: A lucidez que recai ao encanto das cordas de Isaú Baptista, Carlos Praia e Mário Gomes, em cujo nome, dá-se em: Trio 18 Cordas. Encontros e reencontros com os ecos da paz, da conquista, da espiritualidade e da eternidade. Música transcendental que acarreta histórias de lugares, coisas, pessoas, sonhos e palavras, forjadas em aços e nylons, cavaletes e carrilhões, tensionados num diapasão firme e unificador, transportados por ventos fiéis! Isaú Baptista, Carlos Praia e Mário Gomes, 3 valorosos jovens, amigos e irmãos espirituais, unem-se neste formato através de seus instrumentos emanar a harmonia, a verdade, através de sessões concertísticos e masterclass em guitarra.

Lab Teatro

É um grupo de teatro e artes performativas. Um espaço criativo para exprimir-se através do movimento, corpo, voz, som, palavra e objectos. Um lugar privilegiado do fazer teatro, ampliando e aprofundando as possibilidades da formação acadêmica continuada por meio da criação, pesquisa e montagem cênica; promover a aproximação à diversidade da linguagem teatral e de contribuir para o aperfeiçoamento de conhecimentos em grau de operar nos diferentes níveis em todos os âmbitos entre eles muito diversificados: dramaturgia do corpo, actuação, escritura cénica, dramaturgia, direcção, encenação, crítica, produção, montagem e distribuição de espectáculos.

Parcerias e Colaborações

A Lucengomono Artes está aberta a parcerias com:

Participar dos Projectos

Todos os projectos e rubricas podem ser acompanhados, apoiados ou integrados mediante inscrição, convite ou parceria institucional.

Contacte-nos para saber mais sobre cada iniciativa.

Atelier D’Artes Lucengomono

“Produzir Ciência, Transformar Consciência”

Contribuinte Fiscal (NIF): 5000170003

Estatuto publicado no Diário da República nº 63, III Série, de 22 de Abril de 2019.

Contactos

© 2025 Atelier D’Artes Lucengomono – Todos os direitos reservados / Desenvolvido por Angodigital